A tua sombra ainda és tu






Ando à roda de mim. Centrada, se preferirem. Em processo de limpeza. De procura de equilíbrio.
Aprender a viver connosco, com as nossas virtudes e defeitos, com as nossas escolhas e rejeições, com os nossos sucessos e fracassos é um processo muitas vezes doloroso, fisicamente. Gastamos energia a ocultar o que devíamos amar, entender. Tenho amigos que andam há anos à procura de si mesmos, nas mais variadas florestas do pensamento. Desde Reiki, a Yoga, do Tarot á Psicanálise, passando pelo Johrei, pelo Espiritismo, por Gurdjieff, pelo Catolicismo, e os caminhos buscados são sempre iguais. Um rumo feliz existencial. Uma procura incessante. Todos os caminhos nos falam de mágoas e ressentimentos, de passados conflituosos, de premissas, de perdão, de crescimento e aceitação, de luz e de escuridão. Cabe-nos a nós encontrar ferramentas pra nos conhecermos melhor. Passamos vidas inteiras a canalizar energia para ocultar de nós e/ou dos outros partes de nós perdidas, ou usamos chaves de entrada com códigos errados, tentamos portões de acesso á paz que mal ou bem, e à medida que amadurecemos, pensamos saber encontrar. Os nossos lugares de apreço, os nossos jardins, a nossa casa, os nossos entes queridos, lugares a que pertencemos, mas que não nos pertencem e onde vamos buscar força pra lidar com adversidades. Os puzzles continuam com peças difíceis de encaixar, sabemos que erramos mais uma vez e fazemos caminhadas cansativas sem guião, com ou sem guia, e mesmo que o tenhamos, o mestre das coordenadas, continuamos sem saber ver a nossa sombra poluída nos tantos anos percorridos. Que adianta um mestre, um guru, um anjo, uma luz se diante de nós, sozinhos e em reflexão, estamos cegos para as possibilidades de nos encontrarmos a cru? Em carne viva, na nossa pele, tal como somos? Creio que até para nós construímos máscaras que nos vão servindo para a fuga em frente...
O medo de nos olharmos no espelho da alma, esse medo maior que nos captura e nos mantém silenciosos e oprimidos, rancorosos e enraivecidos, revoltados e conformistas, apáticos e passivos mediante os nossos objetivos, as nossas relações afetivas, descentrados do que realmente importa. A limpeza que se vê no exterior esconde tanto lixo sedutor e tenebroso. O melhor é procurar ajuda se sentimos que sozinhos jamais lá chegaremos. O corpo pesa uns kilos, as mágoas e ressentimentos pesam bem mais. Vamos nos livrar dos macacos no sótão e libertá-los rumo ao seu habitat natural?
A sombra pode ser patológica, se a mantivermos cativa dos nossos preconceitos e medos.
Podemos passar uma vida a fugir e, enquanto isso produzimos doenças, não só comportamentais, também psicológicas, crónicas e terminais, sem darmos conta nunca que o fazemos. Quem percebe disto é o Dr. Emidio Carvalho. Que é especialista em Reflexologia. Porque há possibilidades dentro da possibilidade. Para quem está no Porto ou arredores, o workshop será no Hotel Tuela, dia 6 de Junho, das 12,30 ás 21h mas podes encontrar o calendário e agenda respetiva de conferências, cursos e palestras no site com o seu nome.

Comentários

Postagens mais visitadas