Ex-dirigentes do BPN integram comissão de honra de Cavaco




Público - Ex-dirigentes do BPN integram comissão de honra de Cavaco Está na hora de mudança. Esqueçam a apatia e o conformismo e votem na mudança!

Abdool Vakil, Joaquim Coimbra, Alberto Figueiredo e Fernando Fantasia

A comissão de honra da candidatura de Cavaco Silva tem vários nomes ligados ao Banco Português de Negócios (BPN) e à Sociedade Lusa de Negócios (SLN), antiga proprietária do banco.

No topo da lista surge Abdool Karim Vakil. O banqueiro foi administrador do BPN e sucedeu depois a Oliveira Costa na presidência do banco. Na comissão de inquérito parlamentar ao caso BPN, alegou desconhecer quase todos os imbróglios, mas acabou afastado pela actual administração do banco, por má gestão.

Da comissão de honra de Cavaco Silva consta também o nome de Alberto Figueiredo, presidente da SLN Valor, a maior accionista do grupo detentor do banco. Foi a entidade responsável pela emissão de papel comercial vendido nos balcões do BPN, e que tantos problemas tem causado. Cerca de 4.500 clientes lesados reclamaram o pagamento junto do banco.

Outro dos nomes é Joaquim Coimbra. Um dos maiores accionistas da Sociedade Lusa de Negócios, dona do BPN. Na audição parlamentar, Coimbra disse desconhecer o Banco Insular de Cabo Verde, o banco virtual que foi responsável por centenas de milhões de euros do grande buraco financeiro do BPN.

Por fim surge ainda o nome de Fernando Fantasia, empresário do ramo imobiliário, sócio de Oliveira Costa, e co-proprietário dos terrenos da SLN junto ao campo de tiro de Alcochete. 4 mil hectares comprados por 40 milhões de euros, duas semanas antes de o Governo anunciar a nova localização do futuro aeroporto de Lisboa.

Entre os muitos nomes surge também o de Faria de Oliveira. O actual presidente da Caixa Geral de Depósitos nomeou a actual administração do BPN, já nacionalizado.

Há ainda Norberto Rosa, administrador da CGD e vice-presidente do BPN, desde a nacionalização do banco, já lá vão mais de dois anos.






Comentários

Postagens mais visitadas