Petição para a prevenção do cancro no colo do útero





Assinar ajuda a prevenir, espalhando-se a informação. Assina aqui. Abraça esta causa.

Portugal é o segundo país com mais assinaturas na petição online. Croácia está em primeiro lugar

Portugal é o segundo país com mais assinaturas na petição europeia online para a criação de programas de rastreio contra o cancro do colo do útero, uma iniciativa que conta com mais de 28.600 participações, escreve a Lusa.

A Croácia lidera, com 9.647 assinaturas, o conjunto de 43 países onde os cidadãos mais aderiram à petição promovida pela Associação Europeia do Cancro do Colo do Útero (ECCA, na sigla inglesa), que tem defendido que todos os países criem bases de dados para efectivar o rastreio que é feito à população.

Com mais de 7.900 assinantes até às 11h00 desta quarta-feira, a petição, que recorda que quase 80 por cento dos casos de cancro do colo do útero poderiam ser evitados caso existissem programas de rastreio organizados.

Juntos, só a Croácia e Portugal têm mais de metade de todas as assinaturas da petição.

Salve a sua vida

O rastreio é totalmente gratuito e faz-se através de um simples exame ginecológico no centro de saúde, estando aconselhado em todas as mulheres dos 25 aos 64 anos.

Segundo dados da ECCA, só na Europa são detectados anualmente 50 mil novos casos de cancro do colo do útero e 25 mil pessoas por ano morrem da doença.

Comentários

Postagens mais visitadas